terça-feira, 14 de agosto de 2012

O ponteiro da sua balança parou de baixar?

Quem me conhece sabe que eu sempre digo que os primeiros 5 ou 6 kg são os mais fáceis de perder... Parecem que somem do nosso corpo num piscar de olhos... Rapidamente... Depois disso é que o bicho começa a pegar de verdade... E é ai que temos que ter a maior persistencia, pois maior ansiedade de quem quer emagrecer é visualizar o emagrecimento. A gente tem a certeza que está emagrecendo vendo o ponteiro da balança caindo, certo? Errado.
A balança é o instrumento que mede a quantidade de massa total do organismo. Isso quer dizer que o peso visualizado é a somatória da quantidade de massa magra (músculos), gordura corporal e água que o corpo apresenta.
É importante saber o que é emagrecer. Emagrecer significa reduzir a quantidade de gordura corporal.
A variação dos três componentes corporais (músculo, gordura e água) será visualizada através da pesagem. Assim, se ocorre o aumento de massa magra, o ponteiro da balança irá subir e você não engordou (não ganhou gordura).
O recomendado para emagrecer é sempre aliar à alimentação com baixas calorias ao aumento da atividade física. Isso tem como objetivo aumentar o condicionamento físico, evitar flacidez e a perda de massa muscular que uma alimentação restrita pode trazer. E o que se vê na balança? Dependendo do ganho de massa magra se verificará o ponteiro aumentado ou até mesmo imóvel, como se todos os deuses da beleza estivessem contra a sua luta para ver o ponteiro despencar! 
Então, nada de desanimo, o que achamos que é uma "parada" no emagrecimento, pode ser apenas a troca da massa gorda pela magra (e a massa magra é ainda mais pesada, não se esqueçam).  Ah, em tempo, uma ótima pedida é controlar suas medidas ao invés de seu peso... Tende a funcionar melhor e nunca deixamos de ter resultados reais.
Beijos e muita luz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário